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6934250 #
Numero do processo: 11020.000704/90-91
Turma: Segunda Câmara
Seção: Segundo Conselho de Contribuintes
Data da sessão: Thu Jul 04 00:00:00 UTC 1991
Numero da decisão: 202-01.112
Decisão: RESOLVEM os Membros da Segunda Câmara do Segundo Conselho de Contribuintes, por unanimidade de votos, converter o julgamento do recurso em diligência, nos termos do voto do Relator. Ausente o Conselheiro ALDE SANTOS JUNIOR.
Nome do relator: Sebastião Borges taquary

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6964419 #
Numero do processo: 10711.003388/88-52
Turma: Segunda Câmara
Seção: Terceiro Conselho de Contribuintes
Data da sessão: Thu Aug 22 00:00:00 UTC 1991
Numero da decisão: CSRF/03-00.042
Decisão: RESOLVEM os Membros da Câmara Superior de Recursos Fiscais, por unanimidade de votos, CONVERTER o julgamento em diligência, nos termos propostos pelo Relator.
Nome do relator: Paulo Affonseca de Barros faria Junior

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6934251 #
Numero do processo: 10850.000565/89-07
Turma: Segunda Câmara
Seção: Segundo Conselho de Contribuintes
Data da sessão: Tue Jan 07 00:00:00 UTC 1992
Numero da decisão: 202-01.289
Decisão: RESOLVEM os membros da Segunda Câmara do Segundo Conselho de Contribuintes, por unanimidade de votos, converter o julgamento do recurso em diligência, nos termos do voto do relator.
Nome do relator: Sebastião Borges Taquary

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6937298 #
Numero do processo: 11065.002601/90-76
Turma: Segunda Câmara
Seção: Segundo Conselho de Contribuintes
Data da sessão: Wed Jan 08 00:00:00 UTC 1992
Numero da decisão: 202-01.296
Decisão: RESOLVEM os membros da Segunda Câmara do Segundo Conselho de Contribuintes, por unanimidade de votos, converter o julgamento do recurso em diligência, nos termos do voto do relator.
Nome do relator: Antonio Carlos de Moraes

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6874425 #
Numero do processo: 10930.003414/95-60
Turma: Segunda Câmara
Seção: Segundo Conselho de Contribuintes
Data da sessão: Wed Jun 03 00:00:00 UTC 1998
Ementa: NORMAS PROCESSUAIS - NOVO JULGAMENTO DE RECURSO - Uma vez constatado que a conclusão do voto é incompatível com seu conteúdo (inexatidão material), cabe novo julgamento do recurso apresentado pelo contribuinte para, em função desses eventos, retificar ou ratificar o acórdão anteriormente prolatado. ITR -1) NORMAS PROCESSUAIS - O disposto no art. 147, § lº , do Código Tributário Nacional, não impede o contribuinte de impugnar informações por ele mesmo prestadas na DITR, no âmbito do Processo Administrativo Fiscal. 11) VTN - Não é suficiente como prova para impugnar o VTNm Laudo de Avaliação que não demonstra o atendimento aos requisitos das Normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 8799), através da explicitação dos métodos avaliatórios e fontes pesquisadas que levaram à convicção do valor atribuído ao imóvel e dos bens nele incorporados. 111)ÁREAS IMPUGNADAS ACEITAS - Laudo Técnico emitido por engenheiro agrônomo, acompanhado de cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, devidamente registrada no CREA, constitui elemento hábil comprobatório de erro de fato alegado nas informações prestadas relativas às áreas de preservação permanente (art. 2º do Código Florestal), imprestáveis, ocupadas por benfeitorias e de criação animal, não sendo de adotá-las caso implique em agravamento da decisão singular. Recurso negado.
Numero da decisão: 202-10.220
Decisão: ACORDAM os Membros da Segunda Câmara do Segundo Conselho de Contribuintes, por unanimidade de votos, retificar o Acórdão nO202-09.557 para, no mérito, negar provimento ao recurso.
Nome do relator: Antonio Carlos Bueno Ribeiro

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ITR - n NORMAS PROCESSUAIS - O disposto no art. 147, ~ lº , do Código Tributário Nacional, não impede o contribuinte de impugnar informações por ele mesmo prestadas na DITR, no âmbito do Processo Administrativo Fiscal. 11) VTN - Não é suficiente como prova para impugnar o VTNm Laudo de Avaliação que não demonstra o atendimento aos requisitos das Normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 8799), através da explicitação dos métodos avaliatórios e fontes pesquisadas que levaram à convicção do valor atribuído ao imóvel e dos bens nele incorporados. 111)ÁREAS IMPUGNADAS ACEITAS - Laudo Técnico emitido por engenheiro agrônomo, acompanhado de cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, devidamente registrada no CREA, constitui elemento hábil comprobatório de erro de fato alegado nas informações prestadas relativas às áreas de preservação permanente (art. 2º do Código Florestal), imprestáveis, ocupadas por benfeitorias e de criação animal, não sendo de adotá-las caso implique em agravamento da decisão singular. Recurso negado. Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso interposto por: VICENTE VANDERLEI PIZZA. ACORDAM os Membros da Segunda Câmara do Segundo Conselho de Contribuintes, por unanimidade de votos, retificar o Acórdão nO202-09.557 para, no mérito, negar provimento ao recurso. Participaram, ainda, do presente julgamento, os Conselheiros José de Almeida Coelho, Oswaldo Tancredo de Oliveira, Tarásio. Campelo Borges, Ricardo Leite Rodrigues, Maria Teresa Martinez López e Helvio Escovedo Barcellos. /OVRS/CF 1 Processo Acórdão Recurso Recorrente : MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES 10930.003414/95-60 202-10.220 99.842 VICENTE VANDERLEI PIZZA RELATÓRIO Retoma o processo para novo exame, após o Despacho de fls., do Sr. Presidente desta Câmara, que aprovou a Manifestação de fls., no sentido de acolher a Petição de fls. 60/61 como Embargo de Declaração ao Acórdão nº 202-09.557, haja vista a evidente inexatidão material de sua decisão, ou seja, o provime~to parcial do recurso na realidade provocou o agravamento da exigência (reformatio in pejus), o que é defeso a este Conselho. Deve ser mantido o relatório formalizado quando do julgamento anterior, acrescentando o conteúdo das peças acima citadas, todas lidas em plenário para conhecime~ pares. ~ : É o relatório. 2 Processo Acórdão MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES 10930.003414/95-60 202-10.220 VOTO DO CONSELHEIRO-RELATOR ANTONIO CARLOS BUENO RIBEIRO Conforme relatado, o Recorrente contesta o lançamento do ITR/94, referente ao imóvel em foco, com alegações que implicam em negar as informações por ele mesmo prestadas, nas quais o dito lançamento se fundou. Embora não haja dúvida quanto à impossibilidade de o Contribuinte apresentar declaração retificadora visando reduzir ou excluir tributo sem atendimento das condições estabelecidas no 9 1º do art. 147 do CTN (comprovação do erro em que se funde, e antes de notificado do lançamento), este Colegiado já firmou entendimento que isto não o impede de impugnar, no âmbito do Processo Administrativo Fiscal, informações por ele mesmo prestadas, sob pena de afrontar ao princípio da verdade material e ao amplo direito de defesa garantido pela Constituição Federal. O fato de a norma complementar em comento estabelecer, como condição de admissibilidade do pedido de retificação da declaração, que ele seja anterior à notificação do lançamento, deixa claro que as suas disposições regulam procedimentos que antecedem ao lançamento propriamente dito. Assim, uma vez constituído o crédito tributário, a suspensão da sua exigibilidade, através de reclamações e recursos, só está adstrita aos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo, é o que dispõe o art. 151, I, do Código Tributário Nacional. Aliás, outro não é o entendimento da Administração Tributária sobre este assunto, conforme expresso pela Coordenação do Sistema de Tributação, em situação análoga, através da Orientação Normativa Interna nº 15/76, a saber: "Cabe impugnação contra lançamento efetuado a maior por erro cometido pelo contribuinte ao prestar a declaração de rendimentos, inobstante vedada a retificação propriamente dita desta última." E, especificamente, nas instruções estabelecendo procedimentos relativos à administração do ITR e seus consectários, como nos dá conta, por exemplo, os itens abaixo transcritos da NORMA DE EXECUÇÃO SRF/COSARlCOSITINº 02/96: 49. A reclamação,formalizadaatravés de Solicitaçãode RetifiCaç.e: 3 Processo Acórdão MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES 10930.003414/95-60 202-10.220 " Lançamento - SRLIITR, ou de impugnação, mencionará os motivos de fato e de direito em que se fundamenta. 49.1 - A reclamação que versar sobre matéria de fato, isto é, discordância do contribuinte quanto aos dados informados por ele na DITR, deverá estar acompanhada dos documentos relacionados no ANEXO IX, conforme o caso, comprobatórios do erro de fato alegado . .............................................................................................................................. 54.1 - sendo a decisão favorável ou favorável em parte ao contribuinte, demandará nova emissão de notificaçãolDARF, que será comandada no Sistema ITR - MÓDULO DADOS DE LANÇAMENTO, via opção RETIFICAÇÃO (3LANCANTER), quando forem necessárias alterações cadastrais, mantendo-se a data de vencimento original. Quando se tratar de alteração do VTN utilizado no 'lançamento do imóvel rural, ela será feita via opção Lançamento Especial (7ESPECIAL ); "......................................................................................................................... Portanto, uma vez instaurado o litígio, incumbe ao contribuinte provar o erro que alega em toda a sua extensão e através de elementos hábeis, em conformidade com o disposto no art. 16 do Decreto nº 70.235/72. A seguir, passo a examinar a suficiência das provas apresentadas e complementadas, através de diligência, pelo Recorrente, com vistas a demonstrar que, devido a erros cometidos na DITR/94, o imposto lançado estaria excessivo. No tocante à área de reserva legal, apontada no Laudo de fls. 40/43 como sendo de 573,4 ha, a ausência de prova de sua averbação, no Registro de Imóveis, toma inaceitável a retificação desta informação. Quanto às áreas de preservação permanente (art. 2º do Código Florestal), imprestáveis, ocupadas por benfeitorias, de criação animal, o referido Laudo Técnico, aprovado por engenheiro florestal da EMPAER-MT, é o instrumento que a própria Administração Tributária reconhece como comprobatório de erro de fato alegado dessa natureza, nos termos da Norma de Execução SRF/COSAR/COSIT nº 01195, considerando a ausência de "ART" suprida pela oficialidade do órgão emissor desse laudo. Finalmente, em que pese a origem do laudo, ele não demonstra a observância das disposições estabelecidas para atividade de avaliação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 8799), conforme soUcitado na diligência, notadamente as seguintes: ~ ./;' 4 Processo Acórdão MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES 10930.003414/95-60 202-10.220 a) indicação e caracterização de cada um dos elementos que contribuíram para formar a convicção do valor; b) escolha e justificativa dos métodos e critérios de avaliação; c) tratamento dos elementos de acordo com os critérios escolhidos e com o nível de precisão da avaliação; d) cálculo dos valores com base nos elementos pesquisados e nos critérios estabelecidos; e e) determinação do valor final com indicação da data de referência. Daí porque não o considero como prova suficiente para infirmar o VTNm no qual fundou o presente lançamento. . E, no que conceme às áreas para as quais neste voto considero o laudo em comento apto para retificar as anteriormente declaradas, não é de se adotar as nele consignadas para alterar o presente lançamento, porquanto, na realidade, conforme se depreende do Demonstrativo de fls. 58/59, implicaria agravamento da decisão recorrida, o que é defeso a este Colegiado. Isto posto, voto no sentido de retificar o Acórdão nº 202-09.557, de 17.09.97, para, no mérito, negar provimento ao recurso. Sala das Sessões, em 03 de junho de 1998 5 00000001 00000002 00000003 00000004 00000005

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Numero do processo: 10074.001117/93-09
Turma: Segunda Câmara
Seção: Terceiro Conselho de Contribuintes
Data da sessão: Mon Oct 18 00:00:00 UTC 1999
Ementa: ISENÇÃO — BAGAGEM ACOMPANHADA. Não tendo ficado caracterizada a transferência de propriedade ou a cessão de direitos à terceiros, não há como exigir-se o pagamento dos tributos e penalidades do sujeito passivo, beneficiado com a isenção do produto procedente de Manaus.
Numero da decisão: CSRF/03-03.059
Decisão: ACORDAM os Membros da Terceira Turma da Câmara Superior de Recursos Fiscais, por unanimidade de votos, NEGAR provimento ao recurso, nos termos do relatório e voto que passam a integrar o presente.
Nome do relator: Nilton Luiz Bartoli

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conteudo_txt : Metadados => date: 2009-07-08T14:39:26Z; pdf:unmappedUnicodeCharsPerPage: 0; pdf:PDFVersion: 1.6; pdf:docinfo:title: ; xmp:CreatorTool: CNC PRODUÇÃO; Keywords: ; access_permission:modify_annotations: true; access_permission:can_print_degraded: true; subject: ; dc:creator: CNC Solutions; dcterms:created: 2009-07-08T14:39:26Z; Last-Modified: 2009-07-08T14:39:26Z; dcterms:modified: 2009-07-08T14:39:26Z; dc:format: application/pdf; version=1.6; Last-Save-Date: 2009-07-08T14:39:26Z; pdf:docinfo:creator_tool: CNC PRODUÇÃO; access_permission:fill_in_form: true; pdf:docinfo:keywords: ; pdf:docinfo:modified: 2009-07-08T14:39:26Z; meta:save-date: 2009-07-08T14:39:26Z; pdf:encrypted: false; modified: 2009-07-08T14:39:26Z; cp:subject: ; pdf:docinfo:subject: ; Content-Type: application/pdf; pdf:docinfo:creator: CNC Solutions; X-Parsed-By: org.apache.tika.parser.DefaultParser; creator: CNC Solutions; meta:author: CNC Solutions; dc:subject: ; meta:creation-date: 2009-07-08T14:39:26Z; created: 2009-07-08T14:39:26Z; access_permission:extract_for_accessibility: true; access_permission:assemble_document: true; xmpTPg:NPages: 8; Creation-Date: 2009-07-08T14:39:26Z; pdf:charsPerPage: 1102; access_permission:extract_content: true; access_permission:can_print: true; meta:keyword: ; Author: CNC Solutions; producer: CNC Solutions; access_permission:can_modify: true; pdf:docinfo:producer: CNC Solutions; pdf:docinfo:created: 2009-07-08T14:39:26Z | Conteúdo => MINISTÉRIO DA FAZENDA CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° :10074.001117/93-09 Recurso n° RP/302-0.643 Matéria : IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Recorrente . FAZENDA NACIONAL Recorrida : 2a. CÂMARA DO 3° CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sujeito Passivo: VICTOR COELHO BOUÇAS Sessão de :18 DE OUTUBRO DE 1999 Acórdão n° CSRF/03-03.059 ISENÇÃO — BAGAGEM ACOMPANHADA. Não tendo ficado caracterizada a transferência de propriedade ou a cessão de direitos à terceiros, não há como exigir-se o pagamento dos tributos e penalidades do sujeito passivo, beneficiado com a isenção do produto procedente de Manaus. Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso interposto pela FAZENDA NACIONAL ACORDAM os Membros da Terceira Turma da Câmara Superior de Recursos Fiscais, por unanimidade de votos, NEGAR provimento ao recurso, nos termos do relatório e voto que passam a integrar o presente SON PE- •=41 • DRIGUES PRESIDEM' L BART LI RELATOR FORMALIZADO EM: 2 4 ABR C UUÜ Participaram, ainda, do presente julgamento os Conselheiros: MOACYR ELOY DE MEDEIROS, HENRIQUE PRADO MEGDA, UBALDO CAMPELLO NETO e JOÃO HOLANDA COSTA Processo n. : 10074-001117/93-09 Acórdão n° : CSR F/03-03. 059 Recurso n° : RP1302-0.643 Recorrente VICTOR COELHO BOUÇAS RELATÓRIO Trata o presente processo de exigência tributária constituída no auto de infração (fls. 01103) contra a Recorrente, no valor de 899,35 UFIR que ao trazer do exterior um FAC SÍMILE marca PANASONIC, modelo UF 150, SÉRIE 17901775, como bagagem acompanhada, beneficiou-se da isenção de impostos e transferiu o objeto em lide para a firma Turistur Operadora de Turismo Ltda., sem que houvesse pago os tributos devidos ou tivesse tido prévio consentimento da Receita Federal. A Recorrente instrumentalizou competente Impugnação (fls. 17/18), em 11.02.94, argumentando que, adquiriu a bem na empresa Amazonas Comércio Ltda., com sede em Manaus pela quantia de CR$ 1650,00 em 03,03.89 e que este foi instalado na firma Turistur Operadora de Turismo Ltda., do qual o recorrente é quotista conforme contrato social fls.22/28. Por sua vez a impugnante, discorda da instauração do presente processo visto ter adquirido o bem em território Nacional e sua utilidade ser exclusivamente para uso próprio e da sociedade que integra. Ressalta ainda, que em nenhum momento pretendeu burlar a lei e especificamente o Fisco, principalmente se levado em conta que o aparelho em tela é ferramenta de trabalho e portanto descaracteriza o ilícito tributário. Diante dos fatos requer seja tornado sem efeito o auto de infração e sua conseqüente extinção. Processo n. : 10074-001117/93-09 Acórdão n° :CSRF/03-03.059 Encaminhado a julgamento, foi considerado pela autoridade de Primeira Instãnda procedente a ação fiscal fundamentando que (i) a qualquer título bagagem acompanhada isenta da Zona Franca de Manaus seja para uso ou transferência de propriedade, deve ser precedida de autorização da Secretaria da Receita Federal (ii) em relação aos bens ingressados sob benefício fiscal , o prévio pagamento dos tributos devidos é requisito legai antes que tenha decorrido os prazos legais quando transferidos. (iii) desta forma é devido a multa prevista no art. 521, inciso II, alínea "a" do Decreto 97.030185, ademais, o equipamento objeto da lide foi encontrado em pleno uso nas dependências da empresa caracterizando sua transferência. Observou ainda os termos do Parecer CST n° 942187. Tomando ciência da decisão singular, a Recorrente interpôs Recurso Voluntário, alegando em suma, que.. (i) o julgamento prolatado pela autoridade de Primeira Instância não fez justiça a Recorrente, nem tão pouco considerou um aspecto legal importante, que a transferência do equipamento de propriedade de um dos sócios foi encontrado nas dependências da empresa da qual faz parte como quotista, com base tão somente na presunção do fato e não de direito o que induziu a decisão a erro. (ii) A presença do equipamento nas dependências da empresa não caracteriza o ato formal de transferência da propriedade, além disso não há qualquer documento probatório dessa transfer6encia sem pagamento de imposto. (iii) Ressalta ainda que o que poderia se considerar seria a omissão da empresa no cumprimento de um ato formal, mas não do Recorrente por não ter formalizado a transferência e conseqüente contabilização. Processo n. : 10074-001117/93-09 Acórdão n° :CSRF/03-03. 059 (iv) Ademais, inexistente o documento não pode a empresa contabilizá-lo, afinal só haverá obrigação no pagamento do imposto se existir fato gerador e não apenas presunção, (v) Deve ser ressaltado portanto os requisitos inerentes a transferência de propriedade tais como agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei, sendo assim, o fato de não ter nenhum documento formalizado relativo a transferência é como se nunca tivesse existido. (vi) A propósito no que tange ao Auto de Infração, não faz menção a nenhum documento que comprove o funcionamento do aparelho sendo essencial em matéria de prova tal providência uma vez que pode acarretar em nulidade do procedimento a comprovação na peça acusatória. (vii) Desta forma o AFTN possui fé pública mas não é absoluta, o que necessita do acompanhamento de algum tipo de prova principalmente quando esta é perfeitamente colhível como no caso em lide (viii) Portanto requer o cancelamento do auto de infração . Encaminhado a Segunda Câmara do Terceiro Conselho de Contribuintes foi dado provimento ao recurso embasado nos seguintes argumentos: (i) Ocorrência de um erro na descrição dos fatos integrantes do A .1 de fls.01 visto que segundo os documentos a ele acostados o aparelho não foi trazido do Exterior e sim de Manaus fis,04105 o que configura isenção de caráter geral, (ii) Ficou comprovado conforme demonstra o Contrato Social, ressalta-se, que em nenhum momento foi contestado pela autoridade a a guo" que o autuado é um dos sócios da empresa, e não há nenhum documento característico de transferência da propriedade do bem em lide nem tão pouco cessão de direitos de uso. Processo n. : 10074-001117/93-09 Acórdão n° :CSRF/03-03.059 (iii) A instalação do aparelho na firma, não configura de maneira nenhuma infração a legislação isencional que beneficia a salda do bem da zona Franca de Manaus, não caracterizando portanto nenhum tipo de infração. Inconformada com a decisão prolatada a Fazenda Nacional apresentou razões de Recurso as fls.52/55 a esta egrégia Câmara Superior de Recursos fiscais alegando que: (1) Não se pode confundir pessoa física com a pessoa jurídica e sendo assim o favor da isenção condicionado a qualidade do importador ( pessoa física) não pode haver entendimento de que na condição de sócio da firma onde se encontra instalado o aparelho tenha ele o direito de cedê-lo para uso desta (ii) Houve confissão por parte do autuado ( transcreve os trechos as fis.53) (iii) Não tem relevância alguma para a finalidade pública "consubstanciada no bem jurídico tutelado determinar se o recorrido opera o aparelho pessoalmente ou por intermédio de preposto da firma" (iv) existe um comodato e houve fraude a lei com a finalidade de isentar-se do pagamento do imposto , a qual sujeita o recorrido ciente da obrigação a cumprir o dever. (v) desta forma espera a recorrente seja reformada a decisão "sub censura". Devidamente ciente das razões de recurso interpostas pela Fazenda Nacional o Contribuinte apresentou suas contra razões refutando os aspectos A mencionados e esclarecendo apenas que : (i) o alegado pela Procuradoria alicerçou-se em duas premissas falsas: a existência de um comodato, que foi baseado em mera presunção, haja visto ter documentos que comprovem e o fato de ter ocorrido confissão sobre o uso do aparelho na empresa. (ii) Sendo assim houve uma interpretação distorcida como comprovam as fls. 38/39 pois o que se disse foi apenas ser o aparelho um instrumento de trabalho e ter sido encontrado nas dependências da empresa mas não que -,..i. , Processo n. 10074-001117/93-09 Acórdão n° :CSRF/03-03.059 este estivesse em uso significando tal constatação uma confissão como pretendido. (iii) Portanto diante dos fatos já apresentados e o devido esclarecimento a respeito do indagado pela D. Procuradoria espera o Recorrido a manutenção da decisão tomada por maioria pela Segunda Câmara do Terceiro Conselho. É o relatório. Processo n. : 10074-001117/93-09 Acórdão n° :CSRF/03-03.059 VOTO CONSELHEIRO RELATOR NILTON LUIZ BARTOLI Trata o processo de matéria pertinente a desvio de bagagem, constatado em ato de fiscalização de zona secundária, quando os autuantes encontraram na empresa do recorrente, um aparelho de fac-símile, trazido como bagagem de Manaus. O recorrente argüi em todas as suas manifestações que o aparelho foi encontrado nas dependências da empresa, e sob o ponto de vista prático, é um instrumento de trabalho, não significando tal constatação uma confissão de que o mesmo estava em uso. Aliás, como muito bem lembrado pelo recorrente, tirar desses fatos uma ilação de que há uma confissão é contrariar um princípio ou uma regra jurídica no campo probatório, pois se trata de um erro de avaliação subietiva, à mingua de uma prova concreta, inadmissível na legislação tributária. O simples fato de haver sido o aparelho encontrado instalado na firma, da qual o recorrente é um dos donos, não caracteriza, de forma alguma, infringência à legislação isencional que beneficiou a saída do bem da Zona Franca de Manaus. Da leitura da peça exordial, verifica-se que a mesma alicerçou-se em mera presunção de irregular transferência de propriedade e uso. E, como é cediço, a ocorrência de fato gerador de tributos não pode ser presumida; há de estar o fato satisfatório e concretamente comprovado nos Processo n. : 10074-001117/93-09 Acórdão n° : CSRF/03-03. 059 autos do processo, por meio de elementos hábeis e idôneos, a tornar sustentável à exigência. O Plenário do IX Simpósio de Direito Tributário, realizado em São Paulo, em 1984, que resultou no *Cadernos de Pesquisas Tributárias 9, tendo por tema central "Presunções no Direito Tributário", conclamou a orientação de que nos lançamentos de tributos com base em presunções "hominis" ou indícios (ressalvados os indícios veementes quando proporcionam certeza quanto aos fatos) sempre que ocorrer incerteza, o lançamento não deve prevalecer, pois, incompatível com os princípios da legalidade e da tipicidade da tributação. As presunções legais relativas podem ser adotadas pelo legislador, desde que sejam estabelecidas no âmbito da competência tributária respectiva. Por ficção, não se pode considerar ocorrido o aspecto material do fato imponivel, pois ou se estará exigindo tributo sem fato gerador ou haverá instituição de tributo fora da competência outorgada pela constituição. Extrai-se, consequentemente, não poder prevalecer a pretensão da exigência lançada contra o recorrente, com base em simples presunções, como ocorreu "in casu". Entendo, ainda, irreparável o voto do eminente Relator do voto vencedor, que cuidadosamente estudou a matéria sula judice. Voto, pois, no sentido de negar provimento ao Recurso da Procuradoria da Fazenda Nacional. Sala das Sessões, = asília, 18 de outubro de 1999 N I LJ-4C:N L.o/BARTI o Page 1 _0000200.PDF Page 1 _0000300.PDF Page 1 _0000400.PDF Page 1 _0000500.PDF Page 1 _0000600.PDF Page 1 _0000700.PDF Page 1 _0000800.PDF Page 1

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Numero do processo: 11080.001911/91-66
Turma: Segunda Câmara
Seção: Terceiro Conselho de Contribuintes
Data da sessão: Mon May 07 00:00:00 UTC 2001
Ementa: DRAWBACK SUSPENSÃO (II. E IPI.) — TMP. O recurso apresentado pela Procuradoria da Fazenda Nacional não apresenta razões de direito suficientes a ensejar a modificação do julgado, por não atacar o acórdão recorrido quanto ao mérito, e apenas fazer menção aos argumentos já apreciados. NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO
Numero da decisão: CSRF/03-03.148
Decisão: ACORDAM os Membros da Terceira Turma da Câmara Superior de Recursos Fiscais, por unanimidade de votos, NEGAR provimento ao recurso, nos termos do relatório e voto que passam a integrar o presente julgado. Declarou-se impedido de votar o Conselheiro Edison Pereira Rodrigues.
Nome do relator: Moacyr Eloy de Medeiros

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Sessão de : 07 DE MAIO DE 2001 Acórdão n° : CSRF/03-03.148 DRAWBACK SUSPENSÃO (I.I. E I.P.I.) — TMP. O recurso apresentado pela Procuradoria da Fazenda Nacional não apresenta razões de direito suficientes a ensejar a modificação do julgado, por não atacar o acórdão recorrido quanto ao mérito, e apenas fazer menção aos argumentos já apreciados. NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso interposto pela FAZENDA NACIONAL. ACORDAM os Membros da Terceira Turma da Câmara Superior de Recursos Fiscais, por unanimidade de votos, NEGAR provimento ao recurso, nos termos do relatório e voto que passam a integrar o presente julgado. Declarou-se impedido de votar o Conselheiro Edison Pereira Rodrigues. c' ON PEREIRA RO! 1 GUES PRESIDENTE MOACYR ELOY DE MEDEIROS RELATOR Formalizado em: 3 Participaram, ainda, do presente julgamento, os seguintes Conselheiros: CARLOS ALBERTO GONÇALVES NUNES, MÁRCIA REGINA MACHADO MELARE, PAULO ROBERTO CUCO ANTUNES, HENRIQUE PRADO MEGDA, JOÃO HOLANDA COSTA e NILTON LUIZ BARTOLI. MMM/TMC MINISTÉRIO DA FAZENDA \^e•stI" CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° : 11080.001911/91-66 Acórdão n° : CSRF/03-03.148 Recorrente : FAZENDA NACIONAL Recorrida : 2' CÂMARA DO TERCEIRO CONSELHO DE CONTRIBUNTES Sujeito Passivo : LUNKO METALÚRGICA LTDA RELATÓRIO A empresa LUNKO METALÚRGICA LTDA. importou matéria- prima através de regime aduaneiro especial de Drawback — Suspensão, no período de 1986 a 1990, concedido pela Cacex. Em ato de auditoria fiscal, foi detectada a falta de implemento da condição essencial à utilização do regime suspensivo, ou seja, constatou-se a existência de destinação diversa daquela prevista em GIs para as matérias-primas importadas com suspensão de tributos, onde as quantidades declaradas nas guias não correspondiam exatamente àquelas utilizadas na fabricação de produtos a serem exportados. Além do mais, a mesma matéria-prima importada com suspensão também era utilizada na fabricação de produtos a serem comercializados no mercado interno, resultando na lavratura do Auto de Infração e, concomitantemente, na exigibilidade da TMP sobre a parte dos insumos importados não utilizados nas exportações comprobatórias da concessão do regime. A autuada, tempestivamente impugnou a ação fiscal constante do Auto de Infração, por entender que a condição essencial à obtenção do benefício do drawback é o cumptimento do compromisso de exportação, que resulta na entrada de divisas para o País. Por outro lado, os referidos atos foram comprovados pela Cacex, órgão competente no controle e administração do regime, que oficiou à Receita Federal afirmando terem sido cumpridos os compromissos de exportação assumidos por ocasião da concessão. Foi, então, prolatada a Decisão IRF/PAE n° 012/93, indeferindo a preliminar por incabível e, no mérito, mantendo a exigência do crédito tributário, inclusive, da Taxa de Melhoramento dos Portos e acréscimos legais. Insurgindo-se contra a decisão monocrática, tempestivamente a autuada intetpõe recurso ao Egrégio Conselho de Contribuintes, ratificando os argumentos utilizados por ocasião da impugnação, requerendo a insubsistência do Auto de Infração e pleiteando a reforma da decisão de primeira instância. 2 ,15 MINISTÉRIO DA FAZENDA te!' CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° : 11080.001911/91-66 Acórdão n° : CSRF/03-03.148 A Segunda Câmara do Terceiro Conselho de Contribuintes, por maioria de votos, dá provimento ao recurso, adiante ementado, in verbis: "Taxa de Melhoramento dos Portos. Drawback-suspensão. Julgamento anterior, em processo vinculado, que reconheceu o adimplemento do importador e o consequente cumprimento do regime (Acórdão n° 301-27.451), leva ao descabimento da pretensão aqui arguida. Recurso provido." A Fazenda nacional interpõe Recurso Especial à Egrégia Câmara Superior de Recursos Fiscais, fls. 299, de decisão não unânime, arguindo sucintamente que a Segunda Câmara, ao proferir o Acórdão n° 302-32.764, adotou linha intetptetativa não aplicável ao caso em comento, cuja apreciação mais acertada encontra-se no ato decisório proferido pela autoridade de Primeiro Grau, e que então adota aqui as razões arguidas no processo vinculado inclusas por cópia. Requer, por fim, o provimento do referido recurso, para que seja restabelecida a decisão monocrática. Ouvida, a interessada, contrapondo-se ao entendimento fiscal, ora ratificado pela Douta Procuradoria, provou que nos períodos dos Atos Concessórios exportou quantidades a maior, tanto em unidades quanto em peso ou valor e que foram incorporados aos produtos exportados insumos estrangeiros em quantidade e qualidade equivalente às importações e que se o órgão (CACEX) a que estava afeta a verificação do adimplemento ou não do compromisso assumido houvesse, à época, desconsiderado algumas das Guias de Exportação apresentadas, poderia, tempestivamente a empresa substituí-las por outras disponíveis e não utilizadas na comprovação de nenhum dos Atos Concessórios, já que no período houve exportações a maior. Enfatiza a empresa que, mesmo sendo desprezada a GE utilizada na comprovação, por discrepâncias formais de que o ingresso na empresa de matéria-prima importada teria ocorrido após ou concomitantemente com a exportação compromissada, teria ela outras GEs no período, passíveis de serem utilizadas na comprovação que simplesmente não foram apresentadas pelo fato de a CACEX ter dado como adimplido o compromisso assumido nos respectivos Atos Concessó rios. Que laborou equivocadamente a autoridade fiscal ao tomar emprestado as provas apresentadas ao julgador competente, a CACEX, por ela consideradas suficientes. 3 MINISTÉRIO DA FAZENDA CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° : 11080.001911/91-66 Acórdão n° : CSRF/03-03.148 Nessa linha, menciona o Acórdão 301-27.451, já anexado aos autos por ocasião da impugnação, bem como apresenta quadro demonstrativo das exportações em relação aos compromissos assumidos, superavitário, proporcionando um ganho de divisas no montante de US$ 42.333.363,34, acima do compromisso assumido. Por outro lado, a decisão recorrida não contraria a lei ou a evidência de provas, pelo contrário, se coaduna com a comprovação do preenchimento das condições para o adimplemento dos Atos Concessórios. Solicita, ao final, seja negado provimento ao RESP interposto pela Ilustre Procuradoria da Fazenda Nacional. É o relatório. 4 MINISTÉRIO DA FAZENDA CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° : 11080.001911/91-66 Acórdão n° : CSRF/03-03.148 VOTO Nos termos do Regimento Interno da CSRF entre os pressupostos para a admissibilidade do RESP é necessário a ocorrência das condições previstas na Subseção I, da Seção IV, verbis: Do Recurso Especial Art. 32. Caberá recurso especial à Câmara Superior de Recursos Fiscais: I — de decisão não unânime de Câmara, quando for contrária à lei ou à evidência da prova; e II — de decisão que der à lei tributária interpretação divergente da que lhe tenha dado outra Câmara do Conselho de Contribuintes ou a própria Câmara Superior de Recursos Fiscais. § 1°. No caso do inciso I, o recurso é privativo do Procurador da Fazenda Nacional; no caso do inciso II, sua interposição é facultada também ao sujeito passivo. § 4°. Somente poderá ser objeto de apreciação e seguimento matéria prequestionada, cabendo ao recorrente demonstrá-la, com precisa indicação das peças processuais. Art. 33. O recurso especial deverá ser formalizado em petição dirigida ao Presidente da Câmara que houver prolatado a decisão recorrida e deverá ser apresentado por Procurador da Fazenda Nacional, no prazo de quinze dias, contado da vista oficial do acórdão, ou pelo sujeito passivo, em igual prazo, contado da data da ciência da decisão. 1°. Na hipótese de que trata o inciso I, do artigo 32, deste Regimento, o recurso deverá demonstrar. fundamentadamente. a contrariedade à lei ou à evidência da prova e, havendo matérias , MINISTÉRIO DA FAZENDA -;" CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° : 11080.001911/91-66 Acórdão n° : CSRF/03-03.148 autônomas, o recurso especial alcançará apenas a parte da decisão não unânime. (grifei) O sucinto recurso apresentado pela Procuradoria fls. 299 não apresenta razões de direito suficientes a ensejar a modificação do julgado, não ataca o acórdão recorrido quanto ao mérito, e apenas faz menção aos argumentos já apreciados, conforme o abaixo descrito: "A Colenda Câmara recorrida, por maioria de votos, houve por bem dar provimento ao recurso da interessada, em acórdão do seguinte teor: 'TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS. Drawback- suspensão — Julgamento anterior, em processo vinculado, que reconheceu o adimplemento do importador e o consequente cumprimento do regime (Acórdão n° 301-27.451), leva ao descabimento da pretensão aqui arguida. Recurso provido.' O acórdão recorrido merece reforma, porquanto adota linha interpretativa não aplicável ao caso em comento, cuja apreciação mais acertada encontra-se no lúcido ato decisório proferido pela autoridade de primeiro grau. Com efeito, o processo de que fala o Acórdão acima encontra-se em fase de recurso. Portanto, ainda não definitivamente julgado. Dessa forma adotamos aqui as razões arguidas no processo vinculado, inclusas por cópia. Dado o exposto, e o mais que dos autos consta, espera a Fazenda Nacional o provimento do presente recurso especial, pata que seja restabelecida a decisão monocrática. Assim julgando, esta Egrégia Câmara Superior, com o costumeiro brilho e habitual acerto, estará saciando os mais autênticos anseios de JUSTIÇA." O Recurso n° 301.471 mencionado no RESP já foi julgado por esta Câmara Superior de Recursos Fiscais em 07/07/93, com a ementa abaixo transcrita cujo acórdão recebeu o n° 03-03.071. 6 15-A' MINISTÉRIO DA FAZENDA CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° : 11080.001911/91-66 Acórdão n° : CSRF/03-03.148 ADUANEIRO. DRAWBACK SUSPENSÃO. Não descaracterizada a comprovação do cumprimento do compromisso de exportar, perante a CACEX. RECURSO IMPROVIDO. A decisão recorrida não contraria a lei ou a evidência de provas, pelo contrário, se coaduna com a comprovação do preenchimento das condições para o adimplemento dos atos concessórios, já que a CACEX atesta como adimplido o compromisso assumido nos respectivos atos. Finalmente, considerando os elementos de prova constantes dos autos, bem como os julgados da CSRF, nego provimento ao RP, preservando a decisão prolatada através do Acórdão n° 302-32.764. Sala das Sessões, em 07 de maio de 2001 MOACYR ELOY DE MEDEIROS - Relator 7 Page 1 _0000200.PDF Page 1 _0000300.PDF Page 1 _0000400.PDF Page 1 _0000500.PDF Page 1 _0000600.PDF Page 1 _0000700.PDF Page 1

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Numero do processo: 10209.000269/95-01
Turma: Segunda Câmara
Seção: Terceiro Conselho de Contribuintes
Data da sessão: Mon Aug 24 00:00:00 UTC 1998
Ementa: Não demonstrado inquestionavelmente a divergência prevista no art. 32, inciso I e § 4º do Regimento Interno dos Conselhos de Contribuintes. RECURSO NÃO CONHECIDO
Numero da decisão: CSRF/03-03.149
Decisão: ACORDAM os Membros da Terceira Turma da Câmara Superior de Recursos Fiscais, por unanimidade de votos, NÃO CONHECER do recurso, por falta dos pressupostos de admissibilidade, nos termos do relatório e voto que passam a integrar o presente julgado.
Nome do relator: Moacyr Eloy de Medeiros

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RECURSO NÃO CONHECIDO Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso interposto por CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S/A. ACORDAM os Membros da Terceira Turma da Câmara Superior de Recursos Fiscais, por unanimidade de votos, NÃO CONHECER do recurso, por falta dos pressupostos de admissibilidade, nos termos do relatório e voto que passam a integrar o presente julgado. SON PEREiR19PRUES ----PRESIDENTE MOACYR ELOY DE MEDEIROS RELATOR Formalizado em: O 1 FEV 2002 Participaram, ainda, do presente julgamento, os seguintes Conselheiros: CARLOS ALBERTO GONÇALVES NUNES, MÁRCIA REGINA MACHADO MELARÉ, PAULO ROBERTO CUCO ANTUNES, HENRIQUE PRADO MEGDA, JOÃO HOLANDA COSTA e NILTON LUIZ BARTOLI. MMM 20, MINISTÉRIO DA FAZENDA CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° : 10209.000269/95-01 Acórdão n° : CSRF/03-03.149 Recorrente : CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S/A Recorrida : 2' CÂMARA DO TERCEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES Interessada : FAZENDA NACIONAL RELATÓRIO A autuada solicita seja admitido o seu Recurso Especial de Divergência pela E. Câmara Superior de Recursos Fiscais contra a decisão da Segunda Câmara do Terceiro Conselho de Contribuintes, que por unanimidade de votos, proferiu o Acórdão n° 302-33.551, consoante ementa, in verbis. INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA – RETORNO DE MERCADORIA DESNACIONALIZADA. Inaplicável o benefício previsto no Decreto-lei n° 1.418/91 e na IN/SRF n° 48/78, quando não comprovada a situação prevista no caput do art. 10 do referido Decreto-lei. Mantidos os juros moratórios incluídos no lançamento. Incabível a penalidade prevista no art. 364, inciso II, do RIPI. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO Preliminarmente, argúi que os produtos brasileiros foram exportados pela Recorrente através da utilização de empresas especializadas em comércio exterior, trading company; que os mesmos, depois de vários anos sendo utilizados na prestação de serviços em diversos países sul-americanos, gerando divisas que ajudaram a reduzir o deficit nas transações internacionais, retornaram ao País; que não houve dolo, fraude ou má-fé nos procedimentos por parte da recorrente. Quanto ao cabimento do recurso, esposa-se no § 2° do artigo 3 0 e no inciso II, do artigo 30 do Regimento Interno do Terceiro Conselho de Contribuintes, aprovado pela Portaria MEFP 539/92, atuais art. 32, inciso I e § 40 do mesmo mandamento, sob o argumento de que a Colenda Corte, deu interpretação divergente ao aresto da que lhe tenha dado outra Câmara. Foram préquestionados os temas referentes: à possibilidade de retornar, com valor depreciado, produto produzido no Brasil, mesmo exportado — através de trading company a impossibilidade de ser taxado na importação, bem 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° : 10209.000269/95-01 Acórdão n° : CSRF/03-03 .149 produzido no Brasil e à impropriedade da multa aplicada em relação Imposto de Importação. Observa a autuada que a decisão recorrida deixou de apreciar, em desacordo com as normas processuais pertinentes, os questionamentos a respeito de se tributar com o Imposto de Importação mercadoria produzida no Brasil, exportada e que retorna ao País. Constata-se que a decisão de que se recorre não apreciou o meritum causae. A recorrente argúi, ainda, que os produtos brasileiros foram por ela exportados, através da utilização de empresas especializadas em comércio exterior, trading company e posteriormente pela mesma importada com o usufruto do benefício da isenção, amparada pelo Decreto lei 1.418/75 e IN/SRF 048/78. Quanto ao direito, ratifica que houve o retorno ao Brasil de produtos aqui produzidos, exportados com isenção; e que o produto brasileiro não pode ser tido como importado, de acordo com a CF/88 e decisão do STF. Apresenta como paradigma os Acórdãos 303-26.733, 303-26.734 303-26.882 (fls. 159). Finalmente, pleiteia a desoneração da imposição fiscal, como também, insurge-se contra a aplicação da penalidade prevista no art. 4°, inciso I, da Lei 8.218/91 e legislação subseqüente. É o relatório. - 3 .h5:4 MINISTÉRIO DA FAZENDA CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° : 10209.000269/95-01 Acórdão n° : CSRF/03-03.149 VOTO Preliminarmente, cabe apreciar a admissibilidade do Recurso Especial interposto junto à Câmara Superior de Recursos Fiscais. Dispõe o Regimento Interno que o recurso deverá demonstrar, fundamentadamente, a divergência arguida indicando a decisão divergente e comprovando-a mediante a apresentação de cópia autenticada de seu inteiro teor ou de cópia de publicação de até duas ementas, cujos acórdãos serão examinados pelo Presidente da Câmara recorrida. No entanto, o pleito prescinde de elementos necessários à satisfação dos pressupostos para a sua admissibilidade, ou seja, os elementos colacionados aos autos não estabelecem o paradigma, elemento indispensável à avaliação pela autoridade competente, para fim de admissibilidade do RESP, senão vejamos: • Os Acórdãos n° 303-26.733, 303-26.734 e 303-26.882, respectivamente, fls. 169, 175 e 184, concernentes à AISA Importações e Exportações Ltda., integrante do sistema FUNDAP, encontram amparo legal nas normas emanadas pela CACEX e pelo Banco Central, não caracterizando interpretações divergentes entre Câmaras distintas sobre a mesma matéria. (grifei) • Quanto ao Acórdão n° 303-26.219, (fls. 219) de interesse da TV Globo Ltda. consta do relatório que a mesma teve autorizada a exportação temporária de seus produtos, havendo conflito, posteriormente esclarecido, quando do retorno dos bens, diferentemente da situação constante do processo em epígrafe. (grifei) Depreende-se, pelo exposto, que a recorrente não preencheu os requisitos para a admissibilidade do Recurso Especial de Divergência, por si interposto. 4 MINISTÉRIO DA FAZENDA <fitil';4kj CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA TURMA Processo n° : 10209.000269/95-01 Acórdão n° : CSRF/03-03.149 Por conseguinte, não conheço do mesmo. Sala das Sessões, em 24 de agosto de 1998 MOA ELOY DE MEDEIROS - Relato' 5 Page 1 _0000200.PDF Page 1 _0000300.PDF Page 1 _0000400.PDF Page 1 _0000500.PDF Page 1

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6083401 #
Numero do processo: 13133.000285/2005-38
Turma: Segunda Câmara
Seção: Terceiro Conselho de Contribuintes
Data da sessão: Fri Jun 19 00:00:00 UTC 2009
Ementa: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Ano-calendário: 2000 DCTF. DENÚNCIA ESPONTÂNEA. PENALIDADE. O instituto da denúncia espontânea não se aplica à infração pelo descumprimento de obrigação acessória tipificada como entrega da declaração fora do prazo estipulado na legislação tributária. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS. INCOMPETÊNCIA. É vedado aos Conselhos de Contribuintes afastar a aplicação ou deixar de observar tratado, acordo internacional, lei ou decreto, sob fundamento de inconstitucionalidade. MULTA POR ATRASO NA ENTREGA DA DCTF Cabe a exigência da multa pelo atraso na entrega da DCTF, nos termos da legislação de regência. Recurso Voluntário Negado.
Numero da decisão: 3102-00.420
Decisão: ACORDAM os membros da 1ª câmara / 2ª turma ordinária da Terceira Seção de Julgamento, por unanimidade de votos, em negar provimento ao recurso.
Matéria: DCTF - Multa por atraso na entrega da DCTF
Nome do relator: Ricardo Paulo Rosa

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MINISTÉRIO DA FAZENDA 2V....:.... i CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS <1.10 TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO'.--2,,,..-4 (.. Processo n° 13133.000285/2005-38 Recurso n° 140.990 Voluntário Acórdão n° 3102-00.420 — P Câmara / 2" Turma Ordinária Sessão de 19 de junho de 2009 Matéria DCTF Recorrente MARTINS SOBRINHOS LTDA. Recorrida DRJ-BRASÍLIAJDF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS ' Ano-calendário: 2000 DCTF. DENÚNCIA ESPONTÂNEA. PENALIDADE. O instituto da denúncia espontânea não se aplica à infração pelo descumprimento de obrigação acessória tipificada como entrega da declaração fora do prazo estipulado na legislação tributária. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS. INCOMPETÊNCIA. É vedado aos Conselhos de Contribuintes afastar a aplicação ou deixar de observar tratado, acordo internacional, lei ou decreto, sob fundamento de inconstitucionalidade. MULTA POR ATRASO NA ENTREGA DA DCTF Cabe a exigência da multa pelo atraso na entrega da DCTF, nos termos da legislação de regência. Recurso Voluntário Negado. Vistos, relatados e discutidos os presentes autos. ACORDAM os membros da l a câmara / Ti turma ordinária da Terceira Seção de Julgamento, p a unanimidis e de votos, em negar provimento ao recurso. M ilat' A H --IFA.- 1)T 4.r1r4; 40-2 Pr . tide (1111d R ' - lik 'AULO ROSA 6 elator o Processo n° 13133.000285/2005-38 S3-C1T2 Acórdão n.° 3102-00.420 Fl. 39 Participaram, ainda, do presente julgamento, os Conselheiros Corintho Oliveira Machado, Luciano Lopes de Almeida Moraes, Marcelo Ribeiro Nogueira, Beatriz Veríssimo de Sena, Rosa Maria de Jesus da Silva Costa de Castro e Judith do Amaral Marcondes Armando. Relatório Por bem descrever os fatos, adoto o relatório que embasou a decisão de primeira instância que passo a transcrever. Contra a contribuinte acima identificada foi formalizado o Auto de Infração de multa por atraso na entrega das Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais do ano-calendário de 2000, folha 06, no qual está sendo exigido o crédito tributário no valor de R$ 2.121,58. Cientificada, a contribuinte apresentou a sua impugnação de folhas 01/05, alegando em síntese que : - entregou as DCTF espontaneamente, e, assim estava alicerçada no que dispõe o art. 138 do CTN. Cita e transcreve acórdãos do Conselho de Contribuinte. - atribuir uma multa de R$ 2.121,58, para se punir o retardo na entrega de uma obrigação acessória, é antes de tudo, cercear o direito ao exercício da atividade comercial, caracterizando um verdadeiro confisco; - a multa formal tem caráter punitivo, sendo aplicada uma só vez. Não se concebe, pois, a imposição de cumulação das mesmas. Neste caso, como se observa da legislação, a pena, se cabível deveria ser aplicada em seu valor mínimo que é de R$ 57,34 por cada declaração e não como foi imposta, R$ 57,34 vezes a quantidade de meses de atraso pela entrega; - não há indícios de fraude e nem de sonegação de impostos, apenas atraso na apresentação de Declarações, daí não ensejar a penalidade imposta à recorrente; - o excesso de exação, fere tanto o principio da capacidade contributiva como o princípio da igualdade, ao submeter o contribuinte a um pesado e desmedido ônus fiscal. Assim, a multa imposta deve ser dosada segundo o resultado negativo apurado. Entretanto, não havendo negação do tributo, não se estabelece o principio da punição pura e simples. Por fim, requer que seja considerado como nulo o Auto de Infração, ou na pior das hipóteses seja imputada multa justa e razoável de R$ 57,34 por declaração. Assim a Delegacia da Receita Federal de Julgamento sintetizou sua decisão na ementa correspondente. 2 Processo n° 13133.000285/2005-38 S3-C IT2 Acórdão n.° 3102-00.420 Fl. 40 Assunto: Obrigações Acessórias Ano-calendário: 2000 ESPONTANEIDADE - A entrega da DCTF, intempestivamente, embora feito o recolhimento dos tributos devidos não caracteriza a espontaneidade prevista no Art. 138 do Código Tributário Nacional com o condão de ensejar a dispensa da multa prevista na legislação de regência pela falta de entrega da declaração. INCONSTITUCIONALIDADE OU ILEGALIDADE DE NORMAS LEGAIS - A instância administrativa não é foro apropriado para discussões desta natureza, pois qualquer discussão sobre a constitucionalidade e/ou ilegalidade de normas jurídicas deve ser submetida ao crivo do Poder Judiciário que detém, com exclusividade, a prerrogativa dos mecanismos de controle repressivo de constitucionalidade, regulados pela própria Constituição Federal. MULTA POR ATRASO NA ENTREGA DA DCTF - É cabível a exigência da multa pelo atraso na entrega da DCTF na forma em que foi consignada no auto de infração. É o Relatório Voto Conselheiro RICARDO PAULO ROSA, Relator O recurso é tempestivo. Trata-se de matéria de competência deste Terceiro Conselho. Dele tomo conhecimento. A reclamante repisa, agora em sede de recurso voluntário, os mesmos argumentos trazidos em sede de impugnação. Não há qualquer reparo a fazer na decisão a quo. Á imposição de que aqui se trata tem origem no próprio Código Tributário Nacional. Art. 113. A obrigação tributária é principal ou acessória. áç 1° A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente. § 2" A obrigação acessória decorrente da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos. 3 Processo n° 13133.000285/2005-38 S3-C1T2 Acórdão n." 3102-00.420 Fl. 41 § 3° A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária. A ocorrência que deu origem ao crédito tributário contestado está perfeitamente enquadrada nos parágrafos segundo e terceiro acima transcritos. Trata-se de uma obrigação de caráter acessório, que tem por objeto a prestação de informações no interesse da arrecadação tributária federal e que, não tendo sido observada, no tocante ao prazo definido para sua apresentação, deu origem à obrigação principal correspondente à penalidade aplicada. A base legal para a imposição da multa, a partir do ano-calendário de 2002, é a Medida Provisória n. ° 16, de 27 de dezembro de 2001, convertida na Lei n.° 10.426, de 24 de abril de 2002. A aplicação desse dispositivo a fatos anteriores enquadra-se no conceito da alardeada retroatividade benigna, pois a obrigação acessória sub examine e a multa decorrente da inobservância de sua apresentação no prazo previsto já dispunham de base legal. Decreto-lei IV 1.968/82, com alteração introduzida pelo Decreto-lei n' 2.065/83. § 2 Será aplicada multa de valor equivalente ao de uma ORT1V para cada grupo de 5 (cinco) informações inexatas, incompletas ou omitidas, apuradas nos formulários entregues em cada período determinado. § 3' Se o formulário padronizado (§ I') for apresentado após o período determinado, será aplicada multa de 10 (dez) ORT1V ao mês-calendário ou fração, independentemente da sanção prevista no parágrafo anterior. § 4' Apresentado o formulário, ou a informação, fora do prazo, mas antes de qualquer procedimento "ex officio", ou se, após a intimação, houver a apresentação dentro do prazo nesta fixado as multas serão reduzidas à metade." Decreto-lei d- 2.124/83. Art. 5°. O Ministro da Fazenda poderá eliminar ou instituir obrigações acessórias relativas a tributos federais administrados pela Secretaria da Receita Federal. (.) § 3°. Sem prejuízo das penalidades aplicáveis pela inobservância da obrigação principal, o não cumprimento da obrigação acessória na forma da legislação sujeitará o infrator à multa de que tratam os §§ 2°, 3°e 4' do art. 11 do Decreto-lei n°1.968, de 23 de novembro de 1982, com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-lei n°2.065, de 26 de outubro de 1983." Lei n°9779, de 19 de janeiro de 1999. Art. 16. Compete à Secretaria da Receita Federal dispor sobre as obrigações acessórias relativas aos impostos e contribuições por ela administrados, estabelecendo, inclusive, forma, prazo e condições para o seu cumprimento e o respectivo responsável. 4 Processo n° 13133.000285/2005-38 S3-C1T2 Acórdão n.° 3102-00.420 Fl. 42 Havendo previsão legal para imposição, não há como afastá-la. A responsabilidade tributária é objetiva, independe da intenção do agente, conforme preceitua o Código Tributário Nacional. Responsabilidade por Infrações Art. 136. Salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidade por infrações da legislação tributária independe da intenção do agente ou do responsável e da efetividade, natureza e extensão dos efeitos do ato. • Também não socorre ao contribuinte o excludente da denúncia espontânea. Afora as considerações de cunho jurídico que, com muita freqüência, tem recebido toda a atenção dos tribunais administrativos, não vejo como a ação do contribuinte antes do procedimento fiscal possa corrigir uma ocorrência infracional tipificada como atraso. A espontaneidade não tem o condão de desfazer a inobservância do prazo. Se a infração é por entregar um documento fora do prazo, uma vez que a data determina na legislação não foi observada, a apresentação espontânea do documento não pode mais desconstituir o fato. A ação não altera o quadro. O atraso persiste e para ele há previsão legal de multa. Entregar o documento espontaneamente, mas, ainda assim, em atraso é exatamente fazê-lo a destempo, como fez o contribuinte, cometendo assim a infração por entrega em atraso. Parece-me incontroverso que o instituto da espontaneidade não aproveita aos casos de infrações tipificadas como atraso na entrega de declarações, quaisquer que sejam. Contudo, não será demais examinar a questão a partir de uma visão sistêmica do todo. Assim manifestou-se o STJ a respeito do assunto. "TRIBUTÁRIO. IMPOSTO DE RENDA. ENTREGA EXTEMPORÂNEA DA DECLARAÇÃO. CARACTERIZAÇÃO INFRAÇÃO FORMAL. NÃO CONFIGURAÇÃO. DENÚNCIA ESPONTÂNEA. I. A entrega da declaração do Imposto de Renda fora do prazo previsto na lei constitui infração formal, não podendo ser tida como pura infração de natureza tributária, apta a atrair o instituto da denúncia espontânea previsto no art. 138 do Código Tributário Nacional. II. Ademais, "a par de existir expressa previsão legal para punir o contribuinte desidioso (art. 88 da Lei n° 8.981/95), é de fácil inferência que a Fazenda não pode ficar à disposição do contribuinte, não fazendo sentido que a declaração possa ser entregue a qualquer tempo, segundo o arbítrio de cada um". (REsp n° 243.241-RS, Rel. Min. Franciulli Netto, DJ de 21.08.2000). Embargos de divergência rejeitados. No que se refere às argüições de desrespeito a princípios constitucionais, deve-se considerar que falece competência a este tribunal administrativo para decidir por não 5 Processo n° 13133.000285/2005-38 S3-C1T2 Acórdão n.° 3102-00.420 Fl. 43 aplicar uma lei por alegação de inconstitucionalidade, conforme art. 49 do Regimento Interno do Conselho de Contribuintes. Art. 49. No julgamento de recurso voluntário ou de oficio, fica vedado aos Conselhos de Contribuintes afastar a aplicação ou deixar de observar tratado, acordo internacional, lei ou decreto, sob fundamento de inconstitucionalidade. Parágrafo único. O disposto no caput não se aplica aos casos de tratado, acordo internacional, lei ou ato normativo: I - que já tenha sido declarado inconstitucional por decisão plenária definitiva do Supremo Tribunal Federal; II - que fundamente crédito tributário objeto de: a) dispensa legal de constituição ou de ato declaratório do Procurador-Geral da Fazenda Nacional, na forma dos arts. 18 e 19 da Lei n.° 10.522, de 19 de junho de 2002; b) súmula da Advocacia-Geral da União, na forma do art. 43 da Lei Complementar n" 73, de 10 de fevereiro de 1993; ou c) pareceres do Advogado-Geral da União aprovados pelo Presidente da República, na forma do art. 40 da Lei Complementar e 73, de 10 de fevereiro de 1993. É defeso a esta corte administrativa, salvo as hipóteses expressamente previstas no parágrafo único do artigo 49 supracitado, deixar de aplicar dispositivo legal formalmente válido sob pretexto de suposta violação constitucional ou princípios nela resguardados. A . o exposto, VOTO POR NEGAR PROVIMENTO ao recurso voluntário. S í I \ Sessões, em 19 de junho de 2009. 1 R Is * AULO ROSA 6

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Numero do processo: 10907.000201/98-25
Turma: Segunda Câmara
Seção: Segundo Conselho de Contribuintes
Data da sessão: Wed Dec 05 00:00:00 UTC 2001
Data da publicação: Wed Dec 05 00:00:00 UTC 2001
Ementa: IPI - PENALIDADE - MULTA DO ART. 368, II, DO RIPI/1982 - Não merece reparos a decisão de primeiro grau que cancelou a multa prevista no art. 368, c/c o art. 364, ambos do RIPI/1982, aplicada em nome do emitente das notas fiscais, por inobservância das prescrições do art. 173 do mesmo diploma legal, portanto, com engano na identificação do sujeito passivo. Recurso de ofício a que se nega provimento.
Numero da decisão: 202-13484
Decisão: Por unanimidade de votos, negou-se provimento ao recurso de ofício.
Nome do relator: ADOLFO MONTELO

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' LM MINISTÉRIO DA FAZENDA de 19 i o et i ?MR. 4;t: 7r.Rubrica „skt:,. SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES g444:' Processo : 10907.000201/98-25 Acórdão : 202-13.484 Recurso : 115.977 Sessão- 05 de dezembro de 2001 Recorrente : DRJ EM CURITIBA - PR Interessada : N'Gola Exportações Representações e Participações Ltda. IPI — PENALIDADE — MULTA DO ART. 368, II, DO RIPI/1982 - Não merece reparos a decisão de primeiro grau que cancelou a multa prevista no art. 368, c/c o art. 364, ambos do RIP111982, aplicada em nome do emitente das notas fiscais, por inobservância das prescrições do art. 173 do mesmo diploma legal, portanto, com engano na identificação do sujeito passivo. Recurso de oficio a que se nega provimento. Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso interposto por: DRJ EM CURITIBA — PR. ACORDAM os Membros da Segunda Câmara do Segundo Conselho de Contribuintes, por unanimidade de votos, em negar provimento ao recurso de oficio. Sala das Sess. em 05 de dezembro de 2001 i ie Ma f, - inicius Neder de Lima Pr , ente ~-2? Adolfo Monteio Relator Participaram, ainda, do presente julgamento os Conselheiros Antonio Carlos Bueno Ribeiro, Luiz Roberto Domingo, Ana Paula Tomazzete Urroz (Suplente), Dalton Cesar Cordeiro de Miranda, Eduardo da Rocha Schmidt e Ana Neyle Olímpio Holanda. Eaal/cUcesa 1 1 r o ,..-ky;),» MINISTÉRIO DA FAZENDA ; on, SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES Processo : 10907.000201/98-25 Acórdão : 202-13.484 Recurso : 115.977 Recorrente : DRJ EM CURITIBA - PR RELATÓRIO O presente processo trata de exigência, por meio de o Auto de Infração e suas folhas de continuação de fls. 01/03 e demais demonstrativos, de multas por infração a dispositivos do Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados — RIPI, pelos seguintes fatos e enquadramentos: 1 — emissão ou utilização de notas fiscais irregulares e que não correspondam a uma saída efetiva do produto nelas descrito, por não comprovar a exportação dos cigarros adquiridos para exportação, fato que configura venda no mercado interno, a teor do subitem V111.2, alínea "b", da Portaria MF n° 471/78. Além de não comprovar a exportação, as referidas notas fiscais estão com carimbos e assinaturas falsas. Quando do inicio da fiscalização, não foi encontrado estoque de cigarros nas dependências da empresa, por ocasião da lavratura do Termo de Inicio da Ação Fiscal. Configura-se a infração definida no art. 240 do RIPI182, aprovado pelo Decreto n.° 87.981/82, sujeitando a contribuinte à penalidade prevista no art. 365, inciso II, do citado Regulamento, equivalente a 100% do valor comercial da mercadoria. O valor comercial dos cigarros foi obtido junto à Cia. de Cigarros Souza Cruz. Multa exigida de R$1.226.275,00; e 2 — falta de cumprimento de obrigação acessória pelos adquirentes e ou depositários, por adquirir cigarros destinados à exportação, com suspensão tributária, nos termos do art. 44, inciso I, do RIPI/82, aprovado pelo Decreto n.° 87.981/82, e os revender no mercado interno sem o devido selo de controle, configurando a infração ao disposto no art. 173 do citado Regulamento, sujeitando-se à penalidade prevista no art. 376, inciso I, do mesmo diploma legal, equivalente a 100% do valor da mercadoria. Valor da multa: R$1.226.275,00. Enquadramento legal: artigo 368, c/c o art. 364, ambos do RIPI aprovado pelo Decreto n.° 87.981/82. Discordando da autuação a empresa apresentou a Impugnação de fls. 35/45 e juntou as cópias de fls. 47/53, onde, em síntese, faz diversos pedidos tendentes a fazer prova a seu favor e, finalmente, requer a improcedência do lançamento. O Delegado da Delegacia da Receita Federal de Julgamento em Curitiba - PR, às fls. 55/56, entendendo que não havia nos autos todos os elementos necessários a formar a convicção acerca da matéria em lide, encaminhou os autos à 11ff em Paranaguá - PR para diversas providências. 2 • in„, MINISTÉRIO DA FAZENDA • t-i"4:r SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES Processo : 10907.000201/98-25 Acórdão : 202-13.484 Recurso : 115.977 Aos autos foram trazidos diversos relatórios e outros elementos, constantes de fls. 57/147. Após as diligências realizadas, foi reaberto o prazo para a contribuinte aditar e/ou formalizar novas razões de defesa, o que ocorreu com a apresentação da Petição de fls. 151/156 e dos elementos de fls. 157/203. A autoridade monocrática, por meio da Decisão DRJ/CTA n° 634, de 23 de maio de 2000, resolveu considerar não formulado o pedido de penda grafotécnica, não acolher as preliminares argüidas e, no mérito, julgar procedente, em parte, a ação fiscal, cancelando a multa do art. 368 do RIPI/1982 e prosseguindo-se na exigência da multa do art. 365, II, do RIPI aprovado pelo Decreto n.° 87.981, de 23/12/1982. A mencionada decisão de primeira instância tem a seguinte ementa: "Assunto: Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI Data do fato gerador: 06/03/1998, 0903/1998 Ementa: PERÍCIA/DILIGÊNCIA Considera-se não formulado o pedido de perícia/diligência que desatenda ao disposto no art. 16, IV, do Decreto n.° 70.235/72, com a redação do art. 1° da Lei n.° 8.748/1993. PENALIDADES-MULTA DO ART 365, II, DO RIPI '1982. Emissão de Nota Fiscal que não corresponda à saída efetiva da mercadoria nela descrita do estabelecimento emitente; ainda que o documento se refira a produto isento, sujeita-se à multa do art. 365, II, do RIPI/1 982. MULTA DO ART. 368 DO RIPI/ 1982 Sendo o adquirente o sujeito passivo da penalidade descabe sua imposição em nome do emitente das notas fiscais. LANÇAMENTO PROCEDENTE EM PARTE". 9- 3 httt,t)- MINISTÉRIO DA FAZENDA -4 • SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES Processo : 10907.000201/98-25 Acórdão : 202-13.484 Recurso : 115.977 Em face do cancelamento da multa do artigo 368, c/c o artigo 364, ambos do RIPI/82, no valor de R$1.226 275,00, a autoridade de primeiro grau recorreu de oficio a este Colegiado. À fl. 230, consta que o crédito tributário remanescente foi transferido para o Processo n.° 16572.000090/00-31. É o relatório. 4 4 aMf>";.."'„,r MINISTÉRIO DA FAZENDA • .14lie SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES :14-4íc. - Processo : 10907.000201/9S-25 Acórdão : 202-13.484 Recurso : 115.977 VOTO DO CONSELHEIRO-RELATOR ADOLFO MONTELO Por preencher os requisitos de admissibilidade, tomo conhecimento do Recurso de Oficio. Como se depreende do Auto de Infração e seus anexos de fls. 01/15, foi exigido da contribuinte multas por infrações previstas no Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados - RI!'!. O ceme da questão, ora levada à apreciação deste Colegiado, trata da apreciação do Recurso de Oficio em razão da exoneração do crédito tributário, no que diz respeito ao cancelamento da exigência quanto à multa do artigo 368, c/c o artigo 364, ambos do RIP111982, por inobservância das prescrições do art. 173 do mesmo diploma legal, como se vê pela transcrição das razões citadas pela autoridade de primeiro grau (fl. 225), que transcrevo e adoto para decidir: "(..) Falta de cumprimento da obrigação acessória pelo adquirente Quanto ao item 2 do auto de infração, em que é exigida da contribuinte a multa do artigo 368 c/c o art. 364 do RIP1 aprovado pelo Decreto n.° 87.981, de 31/12/1982, que se refere à inobservância das prescrições do art. 173, é de se cancelar neste ato, por ser incabível, conforme afirma o autuanle na resposta a solicitação de esclarecimentos desta DRJ no item 10, à fl. 95, e por erro na identificação do sujeito passivo, já que a emitente das notas fiscais não responde pelas infrações praticadas pelo adquirente." Mediante todo o exposto, e o que consta dos autos, voto para que seja negado provimento ao Recurso de Ofício. Sala das Sessões, em 05 de dezembro de 2001 ai dr ADOLFO MONTEL.0 5 - . Ia -

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